Rua Cap. Neco, 44, Cruzeiro-SP
Máquinas, ferramentas e assistência técnica

Ao derrubar árvores, as técnicas de trabalho corretas são essenciais. Não apenas para criar um ambiente de trabalho seguro, mas também para ser mais eficaz ao trabalhar.

1. Planeje com antecedência


Quando se trata de remoção de árvores usando uma motosserra, a preparação é fundamental. Se você planejar a derrubada e qual equipamento de silvicultura usar, não apenas você estará pronto para uma sessão de trabalho mais segura, mas o seu trabalho pós-derrubada também será muito mais fácil. Em primeiro lugar, pergunte a si mesmo se há qualquer obstáculo importante – como, por exemplo, linhas suspensas, estradas ou edifícios – na área. Coloque sinais de advertência se você sabe que uma estrada cruza a área de mata ou que muitas pessoas passam por perto diariamente.

2. Verifique a direção da derrubada


Continue determinando a direção da derrubada, estudando cuidadosamente a árvore. Como os galhos estão e como eles crescem? Além disso, leve a direção do vento em consideração. Se você não tem certeza da direção de queda natural da árvore, dê um passo para longe da árvore e verifique com um prumo (consulte a caixa dos fatos para obter mais detalhes). Limpe ao redor da árvore, na direção de queda pretendida. Limpe também cerca de 45 graus atrás da árvore em ambas as direções, criando o seu caminho de fuga.

3. Poda do tronco


Depois de limpar a área, coloque seus sinais de advertência e decida o sentido de queda da árvore e o seu caminho de retirada. Você deve verificar se tem combustível suficiente no reservatório para a tarefa a ser executada. Depois, é hora de aparar o tronco para eliminar todos os galhos e ramos que possam ficar no caminho ao serrar o corte de queda. A forma mais segura de aparagem é trabalhar com uma corrente de tração (parte inferior da lâmina-guia) a partir da parte superior para baixo.

4. Decida a técnica de corte


Uma vez que o tronco ficar sem galhos até a altura do ombro, é hora de fazer o corte de queda. Ao fazer isso, é importante lembrar duas coisas: o ponto de articulação deve ter uma espessura uniforme com as dimensões corretas e a cunha de corte ou a barra extratora deve ser inserida antes que a árvore esmague a lâmina-guia. Qual técnica você deve utilizar para fazer o corte depende do tamanho e da inclinação da árvore, e do tamanho da sua motosserra. Reunimos informações sobre as diferentes técnicas aqui, para que você possa descobrir por si mesmo qual método melhor se adapta às suas condições. /Insira o link para a passagem adequada em “trabalhando com as motosserras”/

5. Verifique a saúde da árvore


Se você observar que a madeira está descorada e macia ou que a parte inferior do tronco parece inchada ou doente, é necessário ter muito cuidado. Essas são indicações de que a árvore apresenta podridão, e isso significa que as fibras da madeira estão enfraquecidas. Quando isso acontecer, derrube a árvore no sentido natural de queda e use um guincho se você não tiver certeza. A podridão geralmente diminui mais para cima na árvore, assim, pode ser recomendável derrubar a árvore com um toco mais alto.

6. Escolha sua ferramenta


Há várias ferramentas de derrubada a escolher ao derrubar as árvores. O tamanho da árvore determina o tipo de equipamento de silvicultura de que você precisa. Para árvores menores, normalmente você não precisa de ferramentas de corte. Força manual é o suficiente, possivelmente com a ajuda de uma haste comprida. A cunha de queda proporciona maior força de queda do que os diferentes tipos de barra extratora. Em casos extremos, você pode usar uma corda e um guincho, que são a forma mais segura e potente de derrubar uma árvore. Dê uma olhada na caixa dos fatos para obter mais informações sobre as diferentes ferramentas.

Como estimar a altura da árvore

  1. Segure um bastão com seu braço esticado à sua frente, de modo que o comprimento do bastão seja igual à distância entre seu olho e sua mão e com o bastão na vertical, de modo que um triângulo inclinado à direita seja formado entre seu olho, sua mão e a parte superior do bastão.
  2. Aponte para a árvore e fique a uma distância de forma que a árvore pareça ter a altura do comprimento do bastão. Se a árvore estiver curvada, você poderá obter um resultado mais preciso se medir a lateral, de modo que a árvore não fique curvada em sua direção nem para longe de você.
  3. A distância entre você e a árvore agora é igual à altura da árvore.

Como medir a inclinação de uma árvore com um prumo

  1. Aponte o prumo em direção ao topo do tronco da árvore.
  2. Meça a distância a partir do ponto de impacto do prumo ao centro do tronco.

Ferramentas para derrubada de árvores

  • Abarra extratora de pés é adequada para pequenas árvores durante o desbaste. Insira a ferramenta antes de concluir o corte de queda e apoie todo o seu peso no braço da alavanca. A barra extratora é geralmente telescópica e pode ser transportada em um estojo no seu cinto de exploração madeireira.
  • A barra extratora é usada em árvores relativamente pequenas. Para maximizar a força de levantamento, insira a ferramenta, antes de concluir o corte de queda, no meio do corte de queda na parte mais ao fundo. Levante com as pernas e mantenha as costas eretas.
  • Abarra de impacto é usada da mesma maneira que a barra extratora, mas também pode ser usada como uma ferramenta de impacto ao usar cunhas de queda.
  • Cunhas de queda são mais adequadas para árvores média e grandes. Elas são inseridas antes de terminar o corte de queda e golpeadas com um machado ou alavanca de impacto. Use sempre cunhas de plástico ou alumínio para que você não corra o risco de danificar a corrente acidentalmente.
  • Um guincho é usado em situações nas quais você precisa de força máxima e a segurança. O fio é preso na parte mais alta possível da árvore para obter o melhor resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *