Rua Cap. Neco, 44, Cruzeiro-SP
Máquinas, ferramentas e assistência técnica

Cuidados durante e após o uso das ferramentas elétricas manuais garantem a sua durabilidade e eficiência.

As ferramentas elétricas manuais são uteis para vários segmentos, como para a construção civil, marcenarias e até mesmo para o uso doméstico. Mas, a sua utilização requer alguns cuidados que são essenciais para conservar o seu potencial de trabalho, prolongar sua vida útil e, principalmente, evitar risco físico para seu operador. Vale destacar que o custo para conservar adequadamente uma ferramenta é bem menor do que diminuir a produtividade ou na pior das hipóteses, sofrer um acidente.

Pensando em te ajudar a manter sua ferramenta elétrica sempre pronta para o trabalho, listamos alguns cuidados a serem tomados que influenciam diretamente na sua durabilidade.

Ferramenta elétrica adequada ao trabalho

Nunca, em hipótese alguma, utilize uma ferramenta elétrica em um trabalho diferente do que aquele a que se destina. Verifique também se a sua potência é a apropriada para o trabalho. Não se deve utilizar uma furadeira sem impacto, por exemplo, para furar paredes e concretos. Nunca aproveite o acessório de outro equipamento, esse tipo de improvisação pode danificar a peça que está sendo trabalhada, estragar a ferramenta e até mesmo provocar acidentes.

Limpeza: uma prática diária

É importante realizar a limpeza da sua ferramenta elétrica sempre após o seu uso. Possíveis resíduos podem obstruir as saídas de ar do equipamento e acabar queimando-o. Utilize um pincel ou até mesmo um compressor de ar para soprar toda a sujeira. A parte externa do equipamento pode ser limpa com uma flanela. Se possível, mantenha-as sempre lubrificadas com óleo de máquina.

Armazene de maneira correta

O local de armazenagem também influencia na durabilidade das ferramentas e por isso é importante escolher um local seco e que não contenha goteiras ou qualquer tipo de umidade. Manter os equipamentos nas embalagens originais é uma maneira de mantê-los protegidos. Caso não as tenha mais, no mercado é possível encontrar maletas, próprias para guardar ferramentas elétricas, muito resistentes. O bom é que esse tipo de embalagem facilita o transporte.

Utilize adaptadores de tomada

É muito habitual que os operadores de ferramentas elétricas cortem o plugue que liga na tomada ou retirem o terceiro pino para que o equipamento se adapte facilmente a qualquer tomada. Nunca faça isso, os plugues garantem a passagem da corrente elétrica de forma estável e evitam os curtos. Atitudes como essa pode influenciar negativamente a segurança de operadores e até mesmo de quem estiver próximo.

Revisões periódicas nas ferramentas elétricas 

Mesmo aquela ferramenta que não é utilizada com tanta frequência deve passar por revisões periódicas. É importante certificar que as peças e engrenagens do seu equipamento de trabalho estejam sempre bem lubrificados, sem sinais de ressecamento ou rachaduras nos cabos ou até mesmo se apresentam algum indício de ferrugem.

Atenção aos ruídos

É importante sempre observar se os ruídos da sua ferramenta estão dentro da normalidade. Trepidações e barulhos incomuns devem ser estudados cautelosamente e se confirmado, a ferramenta deve ser levada para a manutenção. Nunca utilize um equipamento que está apresentando defeitos. E se for preciso, só substitua as peças necessárias em uma oficina autorizada.

Com esses cinco passos é possível aumentar a durabilidade da sua ferramenta elétrica, manter sua capacidade de trabalho e o operador em segurança. Outra dica é sempre utilizar esse tipo de arsenal acompanhado de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvasprotetores auriculares ,  óculos, e máscaras de proteção. Na Loja do Mecânico você encontra tudo isso e uma infinidade de ferramentas elétricas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *